Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Titi já volta

A Titi já volta

1 dia em CocoCay - uma ilha privada nas Bahamas

Perfect day at CocoCay

InShot_20230616_165713134.jpg

A última paragem do cruzeiro foi em CocoCay, uma das ilhas Berry das Bahamas, localizada a 55 milhas de Nassau. É uma ilha privada da Royal Caribbean e só é possível visitá-la ao fazer um cruzeiro com esta empresa.

De acordo com a minha experiência em CocoCay, descrevo neste post o que pode encontrar na ilha e como funcionam alguns serviços.

Assim que o navio atraca vemos a imagem de uma ilha rodeada por um mar azul turquesa. Foi naquele momento que senti que o dia prometia um ambiente paradisíaco. A ilha oferece várias praias, entretenimento e animação.

InShot_20230615_140713967.jpg

Nos outros portos de escala da viagem existiu sempre uma preparação do que ver e fazer em cada ilha, segundo o tempo disponível. E foi sempre necessário tomar decisões porque não é possível conhecer tudo num só dia.

Em CocoCay foi só sair do navio e explorar a ilha de forma relaxada. Temos todos os serviços necessários para passar um dia perfeito. O primeiro passo foi obter um mapa e a partir daí comecei a percorrer a ilha.  Apesar de ser facilmente percorrida a pé, existe um trem gratuito que passa pelas várias praias a cada 15 minutos. Apenas utilizei este serviço no regresso.

Na entrada da ilha fomos recebidos com as habituais danças do Caribe. O Captain Jill’s Galleon, um barco pirata com canhões de água, dá as boas vindas e deixa as crianças curiosas. Imediatamente percebem que esta não é só mais uma ilha. Aqui existe entretenimento para todos.

InShot_20230615_141520990.jpg

Mais à frente é a Splashaway Bay que garante mais uns sorrisos. É um parque infantil aquático com escorregas, canhões, fontes e baldes. Basicamente, existe água a cair por todo o lado e faz a delícia das crianças.

InShot_20230615_141834246.jpg

As principais praias da ilha são Chill Island, Harbor Beach, South Beach e Cove Beach. Para além das praias também existem outras atrações aquáticas como a Oasis Lagoon e o Thrill Waterpark.

InShot_20230615_142843221.jpg

A praia Chill Island está exposta para o mar. É a praia onde é possível alugar um caiaque e praticar snorkel ou paddle. É também a praia mais ventosa e por essa razão não foi a minha escolha.

Harbour Beach é uma praia rodeada por uma lagoa e com um ambiente mais calmo e silencioso.

InShot_20230620_140857270.jpg

South Beach é uma praia com o mar sem ondas e o areal mais extenso, onde é possível praticar vários desportos como basquetebol e voleibol.

InShot_20230620_140513830.jpg

Cove Beach é uma pequena faixa de areia ao lado de South Beach.

Todas as praias têm espreguiçadeiras que podemos usar livremente. Para quem procura um pouco mais de privacidade e conforto existem umas cabanas que podem ser reservadas antecipadamente com um custo adicional.

A Oasis Lagoon é considerada a maior piscina de água doce do Caribe. Oferece três ilhas e um bar aquático. Foi sem dúvida uma das zonas mais animadas e barulhentas de toda a ilha.

InShot_20230615_143331071.jpg

E se todas estas atrações não forem suficientes, também existem outras experiências que são pagas. O Zip line e o balão de ar quente permitem obter vistas da ilha. O parque aquático Thrill Waterpark desafia os mais corajosos em gigantescos escorregas. Pelos gritos que se ouvia desta zona, a aventura é garantida.

InShot_20230615_144401523.jpg

Nas várias praias existem casas de banho, balneários e estações para trocar as toalhas. Além disso, também encontramos lojas de souvenirs. E não é necessário dinheiro físico, uma vez que todas as compras são debitadas no cartão de bordo.

No meio de tantas atrações é normal a fome apertar, e não faltam bares e restaurantes espalhados pela ilha.

O Chill Grill e o Skipper’s Grill são dois restaurantes que servem o almoço em estilo buffet. A inspiração na cozinha mexicana está presente, assim como os grelhados.

O Snack Shack serve hambúrgueres, sandwiches, batatas fritas e uns palitos de queijo deliciosos.

InShot_20230615_144656678.jpg

O serviço de restauração funciona como no navio. A comida, água e sumos estão incluídos. Quem tenha adquirido um pacote de bebidas a bordo, também é válido na ilha. A única atenção necessária é mesmo com as gaivotas que estão sempre à espera de uma distração.

 

A minha experiência em CocoCay

Num dia foi possível explorar a pequena ilha em pouco tempo, desfrutar das várias atrações e ainda aproveitar para relaxar nas águas das Bahamas. 

Assim que saí do navio dirigi-me à praia South Beach por ser a mais distante e poder aproveitar algum tempo com menos pessoas e numa espreguiçadeira na primeira fila. Na minha opinião, é a melhor praia da ilha.

A piscina de água doce também mereceu uns mergulhos. A energia que se vive naquele espaço é contagiante.

Depois do almoço, a praia Harbour Beach foi a eleita. Mais silenciosa, mas como fica numa lagoa não é tão boa para banhos.

CocoCay é uma ilha pequena onde a diversão é garantida por muitas atividades dentro e fora de água. O acesso à maior parte das atividades não tem um custo adicional e não participei em nenhuma atividade extra. Não senti necessidade no meio de tantas atrações existentes e preferi percorrer toda a ilha e também relaxar com vista para o mar. 

E se no meu último cruzeiro o navio não atracou em CocoCay por estar mau tempo, desta vez tive um dia de sol à minha espera. Como estava atracado apenas um navio, não havia pessoas em excesso e foi possível encontrar zonas desertas.

Em relação à cor da água, não é tão azul como a que encontrei em Nassau, na capital das Bahamas. Por ser uma ilha privada também não existe um contacto cultural.

A despedida da ilha foi com vista para um pôr do sol mágico.

InShot_20230616_163514710.jpg

Quando penso na definição de um dia perfeito é certo que vem à minha mente o sol, mar e diversão. É passar o tempo a fazer algo que se goste. A ilha não desiludiu e tal como o nome da escala prometia foi mesmo um dia perfeito em CocoCay.

InShot_20230615_140855013.jpg


Até à próxima Cococay!

Titi