A minha experiência marmoris numa viçosa vila
O coração do alto Alentejo, terra onde nasceu a poetisa Florbela Espanca, foi o local escolhido para passar um fim-de-semana.
Durante os vários confinamentos por que passámos apenas saía de casa para trabalhar. Nos tempos livres criei vários roteiros e experiências para poder usufruir em Portugal, assim que fosse possível. Numa altura de incertezas penso que o ideal é desfrutar do que de bom existe no nosso país. Sinceramente, se não fosse a pandemia talvez tivesse escolhido um destino internacional e não tinha vivido esta incrível experiência.
O último ano trouxe-me momentos de maior introspeção, e que me fizeram pensar que não devo adiar certos momentos que sei que gostaria de vivenciar.
E uma das experiências que estava na minha lista era o Alentejo Marmòris Hotel & Spa *****.
Após uma análise fiz uma reserva com cerca de dois meses de antecedência. Ainda estávamos em confinamento e tinha a possibilidade de cancelar até uma semana antes da data da reserva. Esta reserva também tinha o propósito de ser uma surpresa de aniversário para a minha mãe, uma vez que já a tinha ouvido falar deste hotel algumas vezes.
E aquilo que prometia ser uma experiência soberba foi também uma surpresa. O hotel está integrado na cadeia "small luxury hotel of the world".
O Alentejo Marmòris não se trata apenas de um hotel, mas de uma experiência. Está localizado em Vila Viçosa, a vila também apelidada de Princesa do Alentejo. A uma distância de 180 Km de Lisboa e 60 Km de Évora, é um ótimo local para uma escapadinha de fim-de-semana.
Neste post desvendo o que encontrei na minha passagem por este exclusivo hotel. Foi no último fim-de-semana de Maio que explorei esta belíssima região do Alentejo.
O hotel está instalado num antigo lagar de azeite e a extensa fachada em tons cinza foi preservada. Quem simplesmente observa o edifício do exterior não imagina o que encontramos no interior.
Assim que entramos podemos admirar em vários locais o símbolo do hotel que remete para a história da vila. O formato está relacionado com o medalhão da vila e a coroa refere-se à Nossa Senhora da Conceição.
Após um rápido check-in somos convidados a um "welcome drink". Neste salão sente-se imediatamente um ambiente tranquilo, com uma música relaxante, e uma vistosa decoração. Todo o hotel faz uma celebração ao mármore e é neste salão que começamos a apreciar a beleza desta pedra.
O mármore é uma pedra que na decoração é sinónimo de sofisticação, requinte e bom gosto. A extração desta pedra tem uma longa história em Portugal, sendo o Anticlinal de Estremoz um dos principais centros mundiais de extração de mármores.
O hotel homenageia a região em que se insere, uma vez que o mármore é o elemento principal em todos os espaços. Além do mármore português podemos apreciar, como por exemplo, o mármore da França, o preto Italiano, o verde da Índia e o amarelo da Turquia.
O mármore combina na perfeição com a restante decoração que inclui obras portuguesas. Mas existem alguns pormenores que vale a pena destacar, como as portas do elevador pintadas à mão, um quadro que relembra Florbela Espanca e uma árvore bonsai com mármore.
O luxo combina-se em harmonia com o requinte e conforto.
O hotel possui cerca de 44 quartos e suites. Fiquei num quarto clássico localizado no primeiro andar do hotel. Os quartos são espaçosos, acolhedores e o conforto salta à vista. Um pormenor diferente é que a televisão encontra-se dentro do espelho.
Mas é na enorme casa de banho que mais uma vez me deparo com o luxo em modo mármore. Todas as casas de banho dos quartos são únicas, uma vez que apresentam várias combinações esculpidas em mármore. Além de chuveiro tem uma banheira.
Adorei o lavatório em forma de concha que estava num dos quartos.
O quarto tinha um estreito terraço com vista para um largo.
Depois de devidamente acomodada fui aproveitar o bom tempo do Alentejo na piscina. Uma mesma piscina exterior comunica com um espaço interior, sendo a água aquecida.
Trata-se de mais um espaço bem decorado, com bom ambiente e um bar. É bem provável que por aqui encontre algumas figuras públicas do meio social.
E foi aqui que a minha estadia se tornou ainda mais relaxante e agradável.
A piscina encontra-se num espaço rodeado por paredes. E este é o aspeto menos positivo do hotel. O espaço torna-se pequeno nas alturas mais movimentadas e a partir de uma determinada hora só existe sol de um dos lados.
A piscina encontra-se em funcionamento até às 22 horas.
Outro local que torna o hotel mais imponente é o stone spa onde a arquitetura é uma vez mais dominada pelo mármore.
O spa está inserido numa pedreira natural, onde as paredes foram deixadas intactas.
É composto por quatro salas de tratamento, tanques de hidromassagem, banho turco e um ginásio.
Devido à pandemia o circuito termal encontrava-se encerrado.
O spa aposta em tratamentos de vinoterapia. Os tratamento de massagem estão disponíveis e a massagem com pedra mármore é uma das experiências que caracteriza este spa.
O local ideal para sentir paz, tranquilidade e relaxamento.
O hotel possui ainda salas de reunião e uma garagem privativa.
O restaurante Narcissus Fernandesii é o nome do restaurante onde colabora o chef Pedro Mendes.
Neste hotel parece que tudo está em sintonia para nos sentirmos mimados e confortáveis. Posso afirmar que passei uma luxuosa noite de descanso.
No dia seguinte acordei ainda mais viçosa. É no salão rosa que é servido um buffet de pequeno-almoço maravilhoso. Este salão é lindíssimo, sendo o rosa mármore de Portugal. O teto espelhado faz lembrar os salões de Viena.
Relativamente ao serviço de buffet, em contexto de pandemia, foram criadas medidas de segurança. Cada hóspede tem uma pinça de cozinha para se servir e o buffet de quentes é servido pelos funcionários. O buffet é bastante variado e de excelente qualidade.
Durante a estadia os funcionários foram sempre atenciosos, simpáticos e cordiais. Todas as comodidades foram 5 estrelas.
Foi um fim-de-semana inesquecível e feliz. O excelente serviço tornou a estadia perfeita.
Antes de terminar vou responder à pergunta que certamente está a pensar. Quanto terá custado esta luxuosa noite? O valor de cada quarto foi 175€ para duas pessoas, sendo possível acomodar uma criança sem custos. O facto de a reserva ser antecipada tornou a experiência financeiramente mais acessível.
O luxo costuma ser descrito como uma forma de prazer. Eu considero que é também uma forma de me presentar. Foi um fim-de-semana revitalizante e que tanto ansiava nestes tempos desafiantes.
Saindo deste museu dedicado ao mármore existe uma Vila Viçosa rica em história e cultura, que surpreende qualquer turista. Um castelo medieval, um palácio, igrejas, praças e museus foram os locais que me deixaram ainda mais encantada por esta viçosa vila. Aliado a tudo isto os vinhos e a gastronomia são outro atrativo da região.
Deixo para outro post a minha história pelos locais desta vila. Até lá pode espreitar as publicações desta escapadinha no meu instagram.
Adorei esta experiência que certamente irei repetir.
Boas viagens!
Titi
Nota: Esta publicação não tem qualquer publicidade envolvida. Apenas partilho uma experiência.
Para mais dicas e inspiração visite o meu instagram @atitijavolta