Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Titi já volta

A Titi já volta

Guia sobre o que ver e fazer na ilha Praslin

A ilha do coco de mer nas Seychelles

InShot_20221216_133943753.jpg

 

A ilha Praslin é a segunda maior ilha das Seychelles e encontra-se a 40 Km da ilha principal Mahé.

É uma ilha com origem granítica e possui uma vegetação incrível que inclui reservas da natureza.

Praslin foi a segunda ilha que visitei no meu roteiro pelas Seychelles. Uma ilha paradisíaca com excelentes praias, palmeiras e um mar azul turquesa.

Esta ilha é um dos destinos mais populares das Seychelles e escolhida por muitos turistas como o local de base para explorar outras ilhas. Como característica de todas as ilhas, a descontração é a palavra de ordem para aproveitar o sol, as praias e a natureza.

Neste guia, resumo o que pode visitar nesta ilha e descrevo algumas dicas sobre a minha experiência em Praslin.

 

Transportes:

Existem duas formas de chegar a Praslin a partir da ilha Mahé. O ferry, operado pela empresa Cat Cocos, é a opção mais económica e demora cerca de 1 hora. Também é possível chegar num voo doméstico realizado pela Air Seychelles em apenas 15 minutos.

Para me deslocar pela ilha aluguei carro à empresa Kreol Services. Desta forma é possível visitar vários locais no mesmo dia. A condução é pela esquerda e as estradas são estreitas, mas a velocidade máxima é apenas 40 Km/h.

InShot_20221218_105807012.jpg

 

O que ver e fazer na ilha:

Apesar da ilha ser pequena existem maravilhosas praias para desfrutar, parques naturais e a possibilidade de realizar vários passeios até outras ilhas próximas.

São três as principais localidades em Praslin:  Cote D'Or, Grand Anse e Baie Ste Anne.

 

Anse Lazio

É considerada a praia mais bonita de Praslin e também uma das melhores praias do mundo. Situa-se na zona noroeste da ilha e tem estacionamento.

É um autêntico paraíso de areia clara e um mar azul envolvido por uma densa vegetação verde com rochas de granito.

InShot_20221216_134905432.jpg

Num dia de sol o azul do mar é ainda mais marcante e inesquecível. A água cristalina e transparente faz com que seja também uma praia ideal para praticar snorkeling. Mesmo sem material adequado é possível ver muitos peixes à beira-mar.

Um cenário de natureza selvagem onde vai querer tirar muitas fotografias para mais tarde recordar.

InShot_20221216_134443124.jpg

 

Anse Georgette

Esta praia fica próxima de Anse Lazio, mas o acesso é por uma estrada do outro lado da ilha.

Para visitar esta praia é necessário pedir uma autorização prévia ao hotel Constance Lemuria que controla o número de pessoas que entram no complexo. Basta pedir a autorização de visita com pelo menos um dia de antecedência através do hotel onde se encontra. No dia da visita o seu nome irá constar numa lista e o segurança na entrada do hotel apenas pedirá para preencher uma folha com alguns dados.

Depois de passar a entrada do hotel tem de enfrentar uma caminhada de 30 minutos com algumas subidas e descidas, passando por um campo de golfe até chegar à praia.

O acesso a esta praia é mais difícil, mas é certo que irá encontrar uma praia paradisíaca com a natureza em estado puro.

Achei esta praia muito parecida com Anse Lazio, mas com o mar mais agitado.

InShot_20221216_123306821.jpg

InShot_20221216_123641846.jpg

 

Côte d'Or / Anse Volbert

É a zona de Praslin mais turística e popular onde se encontram os hotéis e restaurantes mais luxuosos. Achei esta zona um pouco sobrevalorizada.

A praia é muito extensa e basta andar um pouco para ter a praia só para si. O mar é calmo, mas não tão azul como em outras praias.

Ao fim da tarde chegam os pescadores que fazem negócio ali mesmo à beira-mar.

InShot_20221214_192408455.jpg

 

Grand Anse

Esta é a zona mais populosa da ilha e onde o contacto com a população é mais direto. Para apreciar a cultura e costumes locais esta é a melhor zona.

A praia é muito extensa e ótima para caminhadas ao fim da tarde, mas não é das melhores praias para nadar. Foi um local onde assisti ao pôr do sol e onde apreciei a famosa luz de Praslin.

InShot_20221214_192803472.jpg

 

Vallée de Mai

É uma reserva natural declarada Património da Humanidade pela UNESCO. É neste parque que se encontram enormes palmeiras e o coco de mer.

A palmeira coco de mer (Ludoicea Maldivica) só cresce aqui e na ilha Curieuse. A palmeira pode atingir 30 metros de altura e o seu enorme fruto chega a pesar mais de 20 Kg. O coco de mer é o maior fruto do mundo e tem a forma de coxas humanas.

Para além de poder contactar com esta espécie endémica e única no mundo, o parque tem várias espécies protegidas. Existem vários percursos para caminhar no parque e a entrada tem o custo de 350 SCR.

 

Reserva Natural Fond Ferdinand

Mais um parque natural onde é possível apreciar a flora da ilha. É uma alternativa mais barata ao Vallée de Mai e a visita é com guia.

Pode contar com um passeio no interior da floresta por entre enormes árvores e várias espécies endémicas de palmeiras.

Mais um local para aprender curiosidades sobre o coco de mer e distinguir uma árvore masculina e feminina. O sexo da árvore só é determinado após 25 anos.

InShot_20221214_194331816.jpg

O caminho é sempre a subir e ao fim de 700 degraus chega-se a um miradouro com vista para a baía de Saint-Anne e ilhas vizinhas. A paisagem é espetacular mesmo num dia de céu nublado.

InShot_20221214_193434939.jpg

A entrada no parque fica em frente à praia Anse Marie Louise e tem um custo de 150 SCR. A visita demora cerca de duas horas e existem três horários de visita guiada durante a manhã. Aconselho fazer no grupo das 9h30 para evitar as horas de maior calor.

 

Outras praias que visitei apenas de passagem:

  • Anse Takamaka
  • Anse Kerlan
  • Anse Boudin
  • Anse Possession
  • Petit Anse La Blague

InShot_20221217_175149046.jpg

 

Passeios apartir de Praslin:

Esta ilha é um ponto de partida para excursões a outras ilhas vizinhas.

  • La Digue:

Quem optar por se alojar apenas nesta ilha pode visitar, por exemplo, a ilha La Digue em um dia. Mas eu aconselho mais de um dia em La Digue.

Pode ler aqui a minha experiência em La Digue.

 

  • Ilha Curieuse e St Pierre

Um dos passeios mais concorridos é a visita às ilhas Curieuse e St Pierre. Fiz este tour e aproveitei para conhecer mais duas ilhas muito especiais.

Pode ler aqui a minha experiência nas ilhas Curieuse e St Pierre.

 

O meu roteiro em Praslin:

Dediquei três dias a explorar esta ilha.

No primeiro dia fiz um tour para conhecer as incríveis ilhas Curieuse e St Pierre. O fim de tarde já foi passado na ilha de Praslin em Cote d’Or.

No dia seguinte passei o início da manhã no parque natural Fond Ferdinand. Depois explorei várias praias, com destaque para Anse Takamaka, Grand Anse e Anse Kerlan. A tarde foi passada em Anse Georgette.

No terceiro dia desfrutei da espetacular praia Anse Lazio. Durante a tarde ainda passei por Anse Possession e Petit Anse la Blague antes de apanhar o ferry para a ilha Mahé.

 

Alojamento:

Fiquei alojada no Diamond Plaza em Grande Anse. O apartamento tinha vista de um lado para a praia e do outro lado para um local onde a população habitualmente convive.

Sem grande luxo, mas com supermercado, restaurantes e serviços próximos. O pequeno-almoço estava incluído e era excelente.

Escolhi ficar na zona mais habitada e não na zona mais turística da ilha que é Cote d'Or. E ainda bem que o fiz porque sinceramente não fiquei fascinada com essa zona da ilha. Em Grand Anse tive a oportunidade de apreciar a cultura e os costumes locais.

O que não faltam são várias opções de alojamento nesta ilha, com mais ou menos charme. Basta uma pesquisa no booking para encontrar o alojamento mais compatível com a sua carteira.

Para orçamentos mais relaxados destaco o Constance Lemuria. O enorme resort por onde passei para visitar Anse Georgette.

 

Restaurantes:

Destaco alguns restaurantes e outras opções de alimentação na ilha Praslin.

  • Island Pizzeria (Grand Anse)
  • Village Takeaway (Grand Anse)
  • MAS Takeaway (Cote D' Or)
  • Coco Rouge (Baie St Anne)

 

Praslin foi mais uma ilha e mais um paraíso de praias e natureza na minha passagem pelas Seychelles.

Depois de ter explorado a ilha La Digue, senti que Praslin é mais desenvolvida e por isso menos selvagem.  A ilha é facilmente percorrida de carro e é possível conciliar uma praia e um parque no mesmo dia.

Para além das praias, os vários parques naturais demonstram uma flora característica e onde se conhece as várias espécies endémicas. Não visitei o Vallée de Mai porque achei a entrada dispendiosa e já tinha contactado com o coco de mer na ilha Curieuse. O parque Fond Ferdinand pareceu-me uma excelente alternativa para visitar a floresta com o bónus de uma vista incrível no final.

Na segunda maior ilha das Seychelles desfrutei de uma praia que é considerada uma das melhores praias do mundo. Anse Lazio é mesmo a melhor praia da ilha e tem a combinação perfeita para um dia de sol, areia e mar.

Como queria muito conhecer a ilha Curieuse fiz logo o tour no meu primeiro dia em Praslin e também porque esse tour não existe todos os dias da semana.

Um dos momentos altos nesta ilha foi sem dúvida a minha primeira festa africana junto da população local. Por mais planeada que uma viagem possa ser é sempre bom deixar espaço para o imprevisível. Esta festa não estava planeada e por isso foi vivida ainda com mais entusiasmo. Era uma festa local e senti-me muito bem rodeada por aquela população, música e gastronomia.

Praslin foi a ilha onde senti uma interação constante das pessoas para com os turistas. Sempre simpáticos e com um “Hi!” bem-disposto e descontraído.

InShot_20221214_190917382.jpg

Até à próxima ilha!

Titi

4 comentários

Comentar post