Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Titi já volta

A Titi já volta

Guia sobre o que ver e fazer na ilha Praslin

A ilha do coco de mer nas Seychelles

InShot_20221216_133943753.jpg

 

A ilha Praslin é a segunda maior ilha das Seychelles e encontra-se a 40 Km da ilha principal Mahé.

É uma ilha com origem granítica e possui uma vegetação incrível que inclui reservas da natureza.

Praslin foi a segunda ilha que visitei no meu roteiro pelas Seychelles. Uma ilha paradisíaca com excelentes praias, palmeiras e um mar azul turquesa.

Esta ilha é um dos destinos mais populares das Seychelles e escolhida por muitos turistas como o local de base para explorar outras ilhas. Como característica de todas as ilhas, a descontração é a palavra de ordem para aproveitar o sol, as praias e a natureza.

Neste guia, resumo o que pode visitar nesta ilha e descrevo algumas dicas sobre a minha experiência em Praslin.

 

Transportes:

Existem duas formas de chegar a Praslin a partir da ilha Mahé. O ferry, operado pela empresa Cat Cocos, é a opção mais económica e demora cerca de 1 hora. Também é possível chegar num voo doméstico realizado pela Air Seychelles em apenas 15 minutos.

Para me deslocar pela ilha aluguei um carro. Desta forma foi possível visitar vários locais no mesmo dia. A condução é pela esquerda e as estradas são estreitas, mas a velocidade máxima é apenas 40 Km/h.

Recomendo a plataforma da Discovercars para reservarem um carro ao melhor preço e com assistência 24 horas. Através deste link pode aceder à plataforma e escolher a empresa que oferece melhores condições. Costumo dar prioridade às que não exigem necessidade de depósito/franquia e reservo sempre com a opção "full coverage".  Torna a reserva um pouco mais cara, mas é sempre uma segurança extra para os imprevistos. Nas Seychelles é necessária alguma atenção em não estacionar debaixo de árvores com cocos.

Podem alugar carro com recolha no aeroporto, no porto ou no hotel. No meu caso, na chegada à ilha Praslin tinha um carro à minha espera no porto.

InShot_20221218_105807012.jpg

 

O que ver e fazer na ilha:

Apesar da ilha ser pequena existem maravilhosas praias para desfrutar, parques naturais e a possibilidade de realizar vários passeios até outras ilhas próximas.

São três as principais localidades em Praslin:  Cote D'Or, Grand Anse e Baie Ste Anne.

 

Anse Lazio

É considerada a praia mais bonita de Praslin e também uma das melhores praias do mundo. Situa-se na zona noroeste da ilha e tem estacionamento.

É um autêntico paraíso de areia clara e um mar azul envolvido por uma densa vegetação verde com rochas de granito.

InShot_20221216_134905432.jpg

Num dia de sol o azul do mar é ainda mais marcante e inesquecível. A água cristalina e transparente faz com que seja também uma praia ideal para praticar snorkeling. Mesmo sem material adequado é possível ver muitos peixes à beira-mar.

Um cenário de natureza selvagem onde vai querer tirar muitas fotografias para mais tarde recordar.

InShot_20221216_134443124.jpg

 

Anse Georgette

Esta praia fica próxima de Anse Lazio, mas o acesso é por uma estrada do outro lado da ilha.

Para visitar esta praia é necessário pedir uma autorização prévia ao hotel Constance Lemuria que controla o número de pessoas que entram no complexo. Basta pedir a autorização de visita com pelo menos um dia de antecedência através do hotel onde está hospedado. No dia da visita o seu nome irá constar numa lista e o segurança na entrada do hotel apenas pedirá para preencher uma folha com alguns dados.

Depois de passar a entrada do hotel tem de enfrentar uma caminhada de 30 minutos com algumas subidas e descidas, passando por um campo de golfe até chegar à praia.

O acesso a esta praia é mais difícil, mas é certo que irá encontrar uma praia paradisíaca com a natureza em estado puro.

Achei esta praia muito parecida com Anse Lazio, mas com o mar mais agitado.

InShot_20221216_123306821.jpg

InShot_20221216_123641846.jpg

 

Côte d'Or / Anse Volbert

É a zona de Praslin mais turística e popular onde se encontram os hotéis e restaurantes mais luxuosos. Achei esta zona um pouco sobrevalorizada.

A praia é muito extensa e basta andar um pouco para ter a praia só para si. O mar é calmo, mas não tão azul como em outras praias.

Ao fim da tarde chegam os pescadores que fazem negócio ali mesmo à beira-mar.

InShot_20221214_192408455.jpg

 

Grand Anse

Esta é a zona mais populosa da ilha e onde o contacto com a população é mais direto. Para apreciar a cultura e costumes locais esta é a melhor zona.

A praia é muito extensa e ótima para caminhadas ao fim da tarde, mas não é das melhores praias para nadar. Foi um local onde assisti ao pôr do sol e onde apreciei a famosa luz de Praslin.

InShot_20221214_192803472.jpg

 

Vallée de Mai

É uma reserva natural declarada Património da Humanidade pela UNESCO. É neste parque que se encontram enormes palmeiras e o coco de mer.

A palmeira coco de mer (Ludoicea Maldivica) só cresce aqui e na ilha Curieuse. A palmeira pode atingir 30 metros de altura e o seu enorme fruto chega a pesar mais de 20 Kg. O coco de mer é o maior fruto do mundo e tem a forma de coxas humanas.

Para além de poder contactar com esta espécie endémica e única no mundo, o parque tem várias espécies protegidas. Existem vários percursos para caminhar no parque e a entrada tem o custo de 450 SCR.

 

Reserva Natural Fond Ferdinand

Mais um parque natural onde é possível apreciar a flora da ilha. É uma alternativa mais barata ao Vallée de Mai e a visita é com guia.

Pode contar com um passeio no interior da floresta por entre enormes árvores e várias espécies endémicas de palmeiras.

Mais um local para aprender curiosidades sobre o coco de mer e distinguir uma árvore masculina e feminina. O sexo da árvore só é determinado após 25 anos.

InShot_20221214_194331816.jpg

O caminho é sempre a subir e ao fim de 700 degraus chega-se a um miradouro com vista para a baía de Saint-Anne e ilhas vizinhas. A paisagem é espetacular mesmo num dia de céu nublado.

InShot_20221214_193434939.jpg

A entrada no parque fica em frente à praia Anse Marie Louise e tem um custo de 150 SCR. A visita demora cerca de duas horas e existem três horários de visita guiada durante a manhã. Aconselho fazer no grupo das 9h30 para evitar as horas de maior calor.

 

Outras praias que visitei apenas de passagem:

  • Anse Takamaka
  • Anse Kerlan
  • Anse Boudin
  • Anse Possession
  • Petit Anse La Blague

InShot_20221217_175149046.jpg

 

Passeios apartir de Praslin:

Esta ilha é um ponto de partida para excursões a outras ilhas vizinhas.

  • La Digue:

Quem optar por se alojar apenas nesta ilha pode visitar, por exemplo, a ilha La Digue em um dia. Mas eu aconselho mais de um dia em La Digue.

Pode ler aqui a minha experiência em La Digue.

 

  • Ilha Curieuse e St Pierre

Um dos passeios mais concorridos é a visita às ilhas Curieuse e St Pierre. Fiz este tour e aproveitei para conhecer mais duas ilhas muito especiais.

Pode ler aqui a minha experiência nas ilhas Curieuse e St Pierre.

 

O meu roteiro em Praslin:

Dediquei três dias a explorar esta ilha.

No primeiro dia fiz um tour para conhecer as incríveis ilhas Curieuse e St Pierre. O fim de tarde já foi passado na ilha de Praslin em Cote d’Or.

No dia seguinte passei o início da manhã no parque natural Fond Ferdinand. Depois explorei várias praias, com destaque para Anse Takamaka, Grand Anse e Anse Kerlan. A tarde foi passada em Anse Georgette.

No terceiro dia desfrutei da espetacular praia Anse Lazio. Durante a tarde ainda passei por Anse Possession e Petit Anse la Blague antes de apanhar o ferry para a ilha Mahé.

 

Alojamento:

Fiquei alojada no Diamond Plaza em Grande Anse. O apartamento tinha vista de um lado para a praia e do outro lado para um local onde a população habitualmente convive.

Sem grande luxo, mas com supermercado, restaurantes e serviços próximos. O pequeno-almoço estava incluído e era excelente.

Escolhi ficar na zona mais habitada e não na zona mais turística da ilha que é Cote d'Or. E ainda bem que o fiz porque sinceramente não fiquei fascinada com essa zona da ilha. Em Grand Anse tive a oportunidade de apreciar a cultura e os costumes locais.

O que não faltam são várias opções de alojamento nesta ilha. Basta uma pesquisa no booking para encontrar o alojamento mais compatível com a sua carteira.

Para orçamentos mais relaxados destaco o Constance Lemuria. O enorme resort por onde passei para visitar Anse Georgette.

 

Restaurantes:

Destaco alguns restaurantes e outras opções de alimentação na ilha Praslin.

  • Island Pizzeria (Grand Anse)
  • Village Takeaway (Grand Anse)
  • MAS Takeaway (Cote D' Or)
  • Coco Rouge (Baie St Anne)

 

Praslin foi mais uma ilha e mais um paraíso de praias e natureza na minha passagem pelas Seychelles.

Depois de ter explorado a ilha La Digue, senti que Praslin é mais desenvolvida.  A ilha é facilmente percorrida de carro e é possível conciliar uma praia e um parque no mesmo dia.

Para além das praias, os vários parques naturais demonstram uma flora característica e onde se conhece as várias espécies endémicas. Não visitei o Vallée de Mai porque achei a entrada dispendiosa e já tinha contactado com o coco de mer na ilha Curieuse. O parque Fond Ferdinand pareceu-me uma excelente alternativa para visitar a floresta com o bónus de uma vista incrível no final.

Na segunda maior ilha das Seychelles desfrutei de uma praia que é considerada uma das melhores praias do mundo. Anse Lazio é mesmo a melhor praia da ilha e tem a combinação perfeita para um dia de sol, areia e mar.

Como queria muito conhecer a ilha Curieuse fiz logo o tour no meu primeiro dia em Praslin e também porque esse tour não existe todos os dias da semana.

Um dos momentos altos nesta ilha foi sem dúvida a minha primeira festa africana junto da população local. Por mais planeada que uma viagem possa ser é sempre bom deixar espaço para o imprevisível. Esta festa não estava planeada e por isso foi vivida ainda com mais entusiasmo. Era uma festa local e senti-me muito bem rodeada pela população, música e gastronomia.

Praslin foi a ilha onde senti uma interação constante das pessoas com os turistas. Sempre simpáticos e com um “Hi!” bem-disposto e descontraído.

InShot_20221214_190917382.jpg

Nota: Todas as referências a preços basearam-se na minha experiência no ano de 2022.

Ler também:

Roteiro nas ilhas Seychelles

Guia sobre o que ver e fazer na ilha La Digue

Guia sobre o que ver e fazer na ilha Mahé

Um dia nas ilhas Curieuse e St Pierre

 

Até à próxima ilha!

Titi

 

Obrigada pela sua leitura. Neste blog apenas sugiro autênticas recomendações que considero valerem a pena, de acordo com a minha pesquisa e experiência em viagem.

Se gosta das informações que partilho no blog, apoie este projeto ao fazer reservas através dos meus links de afiliados. Não tem custo para si e eu recebo uma pequena comissão.

 

Planear a sua próxima viagem:

😎 Faça um seguro de viagem com a Heymondo ou a iati e beneficie de 5% de desconto clicando nos links.

🚗 Alugue um carro ao melhor preço e em qualquer parte do mundo com a Discovercars.

🌄 Reserve as melhores atividades, passeios e experiências antes de chegar ao destino com a GetYourGuide.

 

O seu feedback é importante para manter os guias atualizados. Tem novas informações para partilhar ou dúvidas sobre este destino? Faça um comentário em baixo.

 

Para mais dicas e inspiração visite o meu instagram @atitijavolta

 

IATI SEGUROS A plataforma de aluguer de carro que recomendo nas suas viagens pelo Mundo! DiscoverCars.com

4 comentários

Comentar post