O meu primeiro Cruzeiro nas Ilhas Gregas - Dia 6: Mykonos
Cruzeiro no Splendour of the Seas - Royal Caribbean
5 a 13 de Setembro de 2014 – Veneza, Kotor, Corfu, Atenas, Mykonos, Argostoli
Dia 6 - Mykonos, Grécia
Neste dia tivemos que madrugar, uma vez que a nossa escala em Mykonos foi das 7h às 15h30. Tomámos o pequeno-almoço no windjammer com uma deslumbrante vista entre o contraste da água do mar Egeu, as típicas casas brancas e o céu azul.
Mykonos é uma das ilhas que compõem o arquipélago das ilhas Cíclades. Segundo a mitologia grega, foi aqui que Hércules matou os gigantes, sendo as enormes pedras espalhadas pela ilha seus corpos petrificados. A ilha é conhecida pelas praias de areia clara e as casinhas brancas.
O desembarque não ocorreu no principal porto de cruzeiros. O navio ficou ao largo e desembarcámos através de lanchas que nos levaram até ao centro.
A localidade principal é Chora, situada na parte Ocidental da ilha. Trata-se de um vilarejo encantador, com as ruas sinuosas em forma de labirinto, casas brancas com pedras coloridas e muitas flores. Existem várias lojas, cafés e restaurantes. Em todos os locais receberam-nos de forma simpática. Nesta zona não circulam carros.
Mas são as belíssimas praias espalhadas pela ilha que atraem multidões de turistas anualmente. Alugámos previamente uma carrinha Fiat Doblo que nos foi entregue no porto por 60€. Fizemos esta escolha para conseguirmos visitar mais lugares no tempo disponível. Apesar da ilha não ser muito grande pretendíamos visitar algumas praias.
A nossa primeira paragem foi em Ano Mera, um vilarejo a cerca de 8 Km do centro. É o povoado mais antigo da ilha a seguir a Chora. É um lugar tranquilo com mosteiros e igrejas antigas. Na praça central existem restaurantes. Foi aqui que encontrámos alguns gatos de rua.
Sendo as praias a principal atração da ilha de Mykonos, foi nelas que ocupámos o restante tempo. As praias mais famosas situam-se no sul.
Começámos por visitar Kalafatis Beach, considerada uma praia mais calma. Estivemos cerca de uma hora a aproveitar o mar.
Continuámos viagem até Super Paradise Beach que fica ao lado de Paradise Beach. Estas são as praias mais frequentadas. Super Paradise Beach é uma praia conhecida por ser frequentada por gays e naturistas. Contudo, também é frequentada por famílias, havendo harmonia. Existe um bar sempre com música ambiente e no verão existe uma programação diária. Gostámos bastante do ambiente de festa desta praia. E mais uma vez desfrutámos deste mar azul turquesa.
No verão a ilha é bastante movimentada, com várias festas temáticas a decorrerem em clubes e bares.
Antes do regresso ainda visitámos Elia Beach, também bastante concorrida por existirem hotéis próximos.
No regresso a Chora percorremos o labirinto de ruelas e becos que foram originalmente construídos para confundir os piratas. E acabámos mesmo por pedir indicações para conseguirmos sair de lá.
Devido à presença habitual de vento, o moinho de vento é um dos símbolos da ilha. Outra presença habitual são os pelicanos.
Em Chora encontrámos os moinhos de vento (Vonís) que foram construídos no século XVI por Venezianos para a moagem de trigo.
Ali ao lado, Little Venice é um conjunto de casas construídas no século XVI banhadas pelo mar. Têm uma paisagem fabulosa com os bares de frente para o mar e os moinhos ao lado.
Regressámos ao navio através da última lancha com a certeza que tínhamos adorado esta ilha. Só tivemos pena do tempo de escala nesta ilha ser curto. Em Mykonos, as suas casas caiadas, o labirinto de lojas e moinhos de vento típicos formam o cenário perfeito para um cartão postal. Aliado a tudo isto, as praias são magníficas.
Depois de almoçarmos no Windjammer assistimos a uma divertida competição do homem mais sexy do mundo. Decorreu na piscina e o júri era composto por mulheres.
De seguida decorreu uma aula de dança de merengue.
Durante a tarde aproveitámos o bom tempo na zona das piscinas.
A sugestão de traje para esta noite era usar roupa branca uma vez que a noite era temática.
Às 19h30 assistimos ao espetáculo musical “Jane Curry” no teatro, e logo de seguida a uma aula de dança de Michael Jackson para preparação da festa da noite.
Desfrutámos de mais um delicioso menu no restaurante principal.
Às 22h30 decorreu na piscina o jogo-espetáculo “Quem sabe Dança!” e deu-se início à festa branca sobre as estrelas com Dj.
E assim terminou mais uma divertida noite com vista para as estrelas.
...continuar a ler - Dia 7: Argostoli, Cefalónia
Titi
Para mais dicas e inspiração visite o meu instagram @atitijavolta