Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Titi já volta

A Titi já volta

Relaxar com vagar no Alentejo - Roteiro de Évora ao Alqueva

20201012_162018_Moment (2).jpg

 

Para quem procura tranquilidade o Alentejo é um dos destinos portugueses mais indicados.

Pode ser visitado em qualquer altura do ano. Fui em Outubro quando o sol do Outono e as temperaturas mais amenas proporcionaram uma relaxante e fantástica experiência.

 

O Alqueva situa-se junto ao rio Guadiana. A sua barragem abrange cinco concelhos Alentejanos: Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Moura, Portel e Mourão. Ao visitar as vilas e aldeias destes concelhos obtemos diferentes perspetivas da beleza do Alqueva.

 

Este roteiro explora os encantos em redor do Alqueva e está destinado a quem procura respirar tranquilidade em paisagens fantásticas.

 

DIA 1 – ÉVORA

 

Começo este roteiro sugerindo as principais atrações históricas de Évora. Não faltam razões para visitar esta histórica cidade Alentejana e contemplar a beleza, história, gastronomia e paisagens. Além disso, a sua localização, a cerca uma hora e meia de Lisboa, torna este local ideal para uma escapadinha.

 

Ler o meu diário sobre o que visitar em Évora

 

DIA 2 – LAGO DO ALQUEVA, MONSARAZ E MOURÃO

 

No segundo dia o ponto de partida foi Évora em direção a Reguengos de Monsaraz. Iniciamos a viagem pelas planícies alentejanas e vilas históricas que nos fazem viajar no tempo.

A construção da barragem do Alqueva originou o maior lago artificial da Europa Ocidental. É o momento de apreciar as paisagens e o ecossistema envolvente.

A vila-museu de Monsaraz tem vários tesouros escondidos e é o ponto alto deste dia. O meu conselho é passear pelas ruas de pedra e deixar-se surpreender pelos encantos desta vila medieval. É sobre as muralhas de xisto que as vistas sobre o lago são deslumbrantes.

Ainda houve tempo de visitar a praia Fluvial de Monsaraz, a vila de Mourão, a praia fluvial de Mourão e a emblemática aldeia da Luz. 

 

Ler o meu diário sobre o que visitar em Monsaraz e Mourão

 

DIA 3 – SÃO PEDRO DO CORVAL, ALQUEVA, PORTEL E MOURA

 

O Alentejo é também sinónimo de arte cerâmica. Este foi o dia em que fomos espreitar o costume oleiro alentejano em São Pedro do Corval.

Mas há muito para ver na zona do lago do Alqueva. A praia fluvial da Amieira é mais um local que permite o contacto com a natureza, fauna e flora desta região.

Ainda visitei a vila de Portel e a barragem do Alqueva. Terminei o dia aprendendo a história do dia-a-dia do lagareiro no museu do azeite em Moura.

 

Ler o meu diário sobre o que ver em São pedro do Corval, Amieira, Portel, Barragem do Alqueva e Moura

 

Consegui fazer calmamente este roteiro em três dias, numa altura em que talvez devido à pandemia não encontrei muitos turistas. Apenas alguns Espanhóis em Monsaraz, também devido à proximidade com a fronteira.

Além das visitas às várias aldeias e vilas em redor do lago, foi possível relaxar e desfrutar da paisagem.

Para quem pretende visitar no verão, recomendaria dedicar pelo menos mais dois dias para desfrutar das várias praias fluviais.

Espero que esta minha sugestão de roteiro o inspire a descobrir esta região e leve um pouco da tranquilidade e beleza do Alentejo para casa.

 

20201012_105832_Moment (2).jpg

 

Titi